O mercado de alimentos está em expansão, e costuma ser uma aposta certeira para quem busca uma alternativa de renda. E uma alternativa além da venda de alimentos prontos para consumo é a criação de um mercadinho.
Isso porque a venda de alimentos prontos pode gerar uma série de riscos. Afinal, caso as vendas não ocorram como você planejou naquele dia, há o risco de perdas. Já a venda dos alimentos “in natura” oferece mais margem de tempo para você.
Quer saber tudo para que o seu negócio seja bem-sucedido? Continue conosco e veja algumas dicas essenciais para abrir um mercadinho de sucesso.
1. Lembre-se: planejar seu mercadinho é algo essencial
2. A gestão financeira pode fazer toda a diferença
Tanto quanto o planejamento, um dos desafios de quem está iniciando um negócio é entender como funcionam as finanças. Então, você precisa entender, por exemplo, o que é capital de giro e qual o valor necessário para a manutenção do seu mercadinho.
Por isso, se você não domina essa parte, é preciso contar com a ajuda de alguém. Isso é importante, pois assim você terá controle sobre o andamento de suas finanças.
3. Invista em tecnologia
Na era digital, estar alheio a tecnologia pode fazer toda a diferença em seu mercadinho. A tecnologia pode ajudar você, tanto a chegar mais fácil em seu cliente quanto a ter mais controle de seu negócio.
Existe, por exemplo, sistemas completos de gestão de mercado, onde além do controle do estoque, você pode ter todo o controle financeiro. Assim fica muito mais fácil estimar seu lucro.
Outra possibilidade que está se tornando cada vez mais comum é a venda através de aplicativos. Neles, seu cliente escolhe os itens que deseja sem sair de casa, de forma rápida e segura. E isso é essencial no atual período em que vivemos.
4. Não esqueça do marketing de seu mercadinho
“Quem não é visto não é lembrado”. Essa é a essência mais crua do marketing. Então, vale a pena gastar algum tempo nessa parte essencial do negócio. Afinal, é dessa forma que seus potenciais clientes saberão da existência de seu mercadinho.
Outra dica fundamental é criar uma rede de contatos. Assim, você pode, por exemplo, informar sobre promoções e descontos, atraindo novas vendas.
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