Conforme citamos em alguns outros textos, um dos fatores que impacta diretamente o valor dos alimentos é a inflação. E esse referencial sofre influencia de métricas como o Custo Brasil.
Conforme mencionado pelo blog da DB Associados, no começo de 2021 acompanhamos as notícias do fechamento das fábricas da Ford. Esse fato ocorreu por inúmeros motivos, sendo um dos principais o Custo Brasil.
Mas você sabe como ele pode impactar o seu dia a dia? Continue conosco e entenda como essa “métrica” é utilizada e como afeta negativamente a economia.
Mas, o que é o Custo Brasil?
Na economia, o Custo Brasil é a representação de uma série de fatores que causam dificuldades em produzir e vender produtos e serviços no país.
Dessa forma, ele acaba sendo um indicador informal, já que esses fatores podem variar bastante de um estado para o outros. Isso fica mais significativo ao considerar a burocracia necessária para abrir e manter um negócio quando as taxas de impostos envolvidos.
Outro problema que entra nessa conta é o de infraestrutura, já que faltam melhores processos de escoamento da produção, o que acaba impactando no valor dos produtos alimentícios.
Junto aos riscos jurídicos complexos e de uma série de tributações, tudo isso influencia negativamente até mesmo nas exportações, já que com produtos mais caros é difícil competir no cenário internacional.
Como o Custo Brasil prejudica a economia?
Para os pequenos empresários, até mesmo os gastos com a contratação de funcionários, altos valores de aluguel e maquinário e toda a burocracia envolvida acabam refletindo no Custo Brasil.
Já para grandes empresas, especialmente as de porte multinacional, todo o esforço burocrático, jurídico e os custos tributários muitas vezes desestimula a iniciar atividades no país.
E como podemos ver com o caso da Ford, muitas vezes acabamos perdendo para outros países, mesmo na América Latina. Muitas vezes, nem mesmo incentivos e a isenção de impostos acaba compensando quando comparado ao Custo Brasil.
Tudo isso acaba influenciando negativamente o PIB (Produto Interno Bruto), o principal indicador do crescimento econômico do país. Isso também afeta todos os setores que oferecem produtos e serviços em território nacional.
O Custo Brasil também desestimula e atrasa o crescimento, especialmente de empresas de pequeno e médio porte. Essa dificuldade inviabiliza que novos empreendedores surjam, atrapalhando assim a inovação, que é um dos fatores que ajuda a alavancar um país e sua sociedade.
Como reduzir seus impactos?
Essa não é uma tarefa fácil e pode levar anos para remover alguns obstáculos e aumentar a competitividade, abrindo as portas para que mais empreendedores entrem no mercado de trabalho e as grandes empresas voltem sua atenção novamente para o Brasil.
Para começar, é preciso diminuir drasticamente a burocracia envolvida na criação e manutenção dos negócios, assim como a simplificação e diminuição na carga tributária.
Também é importante diminuir o custo dos financiamentos, atrair investimentos para o país e investir pesado na infraestrutura, oferecendo um cenário mais favorável para o desenvolvimento do país.
A longo prazo, espera-se que essas medidas possam influenciar em inúmeras camadas do mercado, incluindo o de alimentos. Assim, espera-se que com a redução dos custos, haja uma diminuição do valor final da cesta básica.
Gostou das dicas? Clique aqui e conheça também a DB Associados, um de nossos parceiros, onde você pode encontrar inúmeros artigos sobre o impacto dos tributos. Você também pode encontrar dicas de economia clicando aqui.